HATHA dá atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com esse alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões se dão porque o corpo físico e a respiração estão alinhados com precisão, levando a mente, as emoções e os sentidos a entrarem em equilíbrio. É a plena atenção na ação. Ou seja, estar presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída, além da plena atenção à respiração.

A estabilidade num asana possibilita que o corpo acomode melhor a posição favorecendo a conquista do alongamento exigido com o despertar da consciência corporal e da auto-observação. Esses efeitos alcançados levam ao preparo para práticas mais sutis como o pranayama e a meditação.

HATHA é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é alcançado através da união da mente com a alma.

HA significa Sol e é representado pelo sol do seu corpo, a sua alma. THA significa Lua, que representa a sua consciência, a sua mente.